16 de maio de 2011

Vida corrida, sem tempo para almoçar: isso não é desculpa para comer besteiras!

“Doutora, fico na maior correria o dia inteiro e quase não tenho tempo para comer. Muitas vezes como rapidamente um salgado na lanchonete ou então “belisco” algo na mesa do escritório enquanto termino os relatórios.”
Vejamos... muitas vezes não temos tempo para parar e comer decentemente: mastigar bem os alimentos (seu estômago não tem dentes lembra?), prestar atenção nos sabores e texturas, perceber que estamos nos alimentando.  Ás vezes, sequer sentamos para comer. E é bem fácil adivinhar que tipo de alimentos são favoritos nessas horas: salgadinhos, chocolates, biscoitos, qualquer coisa que seja fácil comer com as mãos e em frente ao computador.
Esses alimentos são ricos em gordura e açúcares e dão a falsa sensação de saciedade momentânea e geralmente disparam compulsão para continuar a se alimentar deles mais e mais. Todo o açúcar presente neles dá muito trabalho para ser metabolizado pelo nosso organismo, gastando nossas reservas de vitaminas e minerais nos deixando doentes, estressados, sem energia. E colocamos a culpa na correria.
Saiba que seu organismo pode estar suplicando por nutrientes e que se os tivesse, daria a você, possibilidade de RENDER muito mais no trabalho, nos estudos, na academia, em todas as atividades que você precisa fazer no dia a dia.
Aqui vão algumas dicas de comidinhas que podem ser levadas facilmente e consumidas enquanto dirige, termina o relatório, aguarda ao telefone, etc..
Tomates sweet grape (são pequenos como os tomates cereja mas têm formado de uva moscatel e são bem docinhos),
Legumes crus como: Cenouras,  Rabanete, Nabo, Aipo cortados em palitos ou rodelas (para comer fazendo “crec”),
Frutas frescas
Mix de frutas com legumes: experimente cenoura com maçã verde, rabanete com pêra, tomatinho com uva...
Frutas secas como: uva passa, damasco
Oleaginosas: castanhas do Pará, amêndoas, avelãs, nozes
Sementes: girassol, abóbora
Queijos processados (como polenguinho)
Enfim, é só abusar da criatividade.
Só não vale ficar comendo todo dia o mesmo lanchinho.
Variar é a ordem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Obrigada!