20 de abril de 2011

Dá para aproveitar os chocolates da Páscoa e ainda cuidar da saúde!


O chocolate é um dos produtos mais apreciados e consumidos no Brasil e no mundo. Ele é obtido a partir do cacau, um fruto originário da América do Sul.
Ele já era consumido desde antes de Cristo mas o consumo inicial era bem diferente do de hoje: uma bebida amarga feita a base de cacau torrado e água.
Na Europa, o chocolate sofreu modificações e ficou como o conhecemos hoje: com consistência sólida e em versão mais palatável com adição de leite em pó e açúcar.

A polpa do cacau, rica em açúcares, é utilizada na fabricação de geléia, vinho, licor, vinagre e suco. A semente (depois de fermentada e seca) é o principal produto comercializado para a fabricação de chocolate. Dela extrai-se a manteiga de cacau (muito utilizada na indústria farmacêutica e cosmética), a torta e o pó, utilizados na indústria chocolateira para fabricação de doces, confeitos e massas. Na fabricação do chocolate é usada a massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau, e, em alguns casos, leite. Cada fabricante tem, para cada um de seus produtos, uma formulação própria, onde a proporção dos ingredientes varia conforme o produto final.
O chocolate contém em média meio a meio de chocolate e açúcar. Cada tipo de chocolate apresenta porcentagens diferentes de açúcar:
-Chocolate ao leite: 60%
-Chocolate branco: 59,4%
-Chocolate meio amargo: 51,4%
  • O chocolate ao leite é constituído pela mistura de manteiga de Cacau, massa de Cacau, açúcar e leite em pó
  • O chocolate amargo (ou Black ou noir) é feito com massa e manteiga de cacau. Sua cor é escura e o sabor amargo, devido ao pouco refinamento do chocolate e ao reduzido (ou inexistente) teor de açúcar. 
  • O chocolate branco é composto de manteiga de cacau, açúcar e leite.
 Valores nutricionais em 100g de chocolate:
Chocolate ao leite 540 Kcal
Chocolate amargo 537 kcal
Chocolate meio amargo 550 kcal
Chocolate branco 562 kcal
 Fonte: Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional.
Quando falamos em chocolate, muito temos a abordar...
  
Dentre os efeitos benéficos, podemos citar:
  • o (pequeno) efeito estimulante das substâncias teobromina e cafeína;
  • em quantidades moderadas (cerca de 30g por dia) pode auxiliar em processos de emagrecimento, por ajudar na fabricação de serotonina e, conseqüentemente diminuir quadros de ansiedade;
  • o efeito sobre o humor pois esse tipo de alimento é fonte de feniletilamina, a “substância do amor”
  • o efeito antioxidante obtido principalmente nas versões amargo e meio amargo, por causa do menor refino e conseqüente preservação dos polifenóis; substâncias que auxiliam a prevenir a oxidação das lipoproteínas LDL e VLDL, causa de riscos de doenças cardiovasculares
Alguns inconvenientes que eles podem causar:
  • Rico em calorias e gorduras, mesmo nas versões diet;
  • Por causa da substância feniletilamina, pode desencadear a enxaqueca em pessoas propensas a ela
  • Algumas pessoas desenvolvem um tipo de alergia ao chocolate, com coceiras pelo corpo, outras podem apresentar mal funcionamento dos intestinos.
  • Pode contribuir com o agravamento quadros de inflamação crônica, principalmente os que contém leite e quando consumidos em excesso.
Como eu costumo dizer, o importante é nos atentarmos às porções (Aquela história de o remédio e o veneno só dependerem da dose que consumimos). Ninguém precisa abrir mão dessa gostosura, mas que tal, começar a tomar as rédeas de sua alimentação e seguir algumas dicas úteis:
  • Prefira os chocolates sem leite e mais amargos 
  • Leia os rótulos das embalagens e fuja dos produtos que contenham na lista de ingredientes o item açúcar mencionado antes de todos os outros. Isso por que, de acordo com a legislação, “os ingredientes devem constar em ordem decrescente, da respectiva proporção”. Ou seja, o que aparece primeiro na lista de ingredientes, é o que está presente em maior quantidade no alimento.
  • Cada 100g de chocolate contém, aproximadamente 500 kcal. Mas ninguém se contenta com um ovo de 100g não é mesmo? Então, divida o ovo em várias porções de mais ou menos 30 g, embale cada uma em papel manteiga e guarde em potes plásticos no freezer, para comer uma por dia.
  • Tenha uma alimentação equilibrada, inclusive durante o feriado pois, para metabolizar açúcar, nosso corpo “gasta” seu aporte de vitaminas e minerais, necessitando portanto, de reposição.
Aproveitando essas dicas simples, você não comprometerá sua relação com a balança além de usufruir dos benefícios que o chocolate oferece à saúde.
Fontes consultadas:

Um comentário:

  1. Muito interessante este artigo, instrutivo e de facil leitura e entendimento, muito propício para esta epoca quando costumamos exagerar na dose...aliás na barra.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada!